quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

UPES Presente na II Conferência Municipal de Juventude - Paudalho

O Presidente da UPES destacou a realidade da juventude

 
A União Paudalhense dos Estudantes Secundaristas (UPES) esteve presente na Escola Herculano Bandeira de Melo onde foi realizada a II Conferência Municipal de Políticas Públicas para a Juventude. Nesse sentido, a UPES vem a cada dia lutando pela libertação dos jovens explorados pela mão de obra barata, e sobretudo, da fome. "A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) deve se colocar a cada dia na luta contra a exploração da juventude brasileira, não podemos aceitar que 1,2 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 13 anos sejam vítimas de exploração no Brasil" diz Evandro (Presidente da UPES).
  A Abertura da Conferência contou com a presença da banda da Escola Confederação do Equador, onde os jovens demonstraram através da música que é possível mudar o rumo da juventude.  Pra isso é necessário mais invesntimentos na música, na cultura, etc. 
   A Gerência Municipal de Políticas Públicas para a Juventude se comprometeu em levar todas as propostas da conferência municipal para a estadual, para que as propostas também sejam aprovadas na conferência nacional.


sábado, 24 de dezembro de 2011

UPES Presente na Fundação da Federação Nacional dos Estudantes de Escolas Técnicas (FENET) no Rio de Janeiro


O Presidente da UPES destacou a realidade dos estudantes das Escolas Técnicas Estaduais de PE
    Entre os dias 21 a 21 de abril de 2011 a UPES esteve presente no Rio de Janeiro para construir juntos com os estudantes de escolas técnicas a FENET. O evento contou com a presença de alguns diretores da UBES como: Gregório Gould (1º Vice Presidente da UBES), Gladson Reis (Diretor de Relações Internacionais), Carlos Henrique (Diretor de Escolas Técnicas), Gabriela Valentim (1º Diretora de Grêmios), entre outros.

   O encontro contou com ainda com a participação e combatividade de estudantes de várias regiões do país, organizados por grêmios estudantis de Institutos Federais, Cefet's, ETs e FAETEC's e pela diretoria de Escolas Técnicas da UBES com o intúito de garantir uma educação técnica pública, acessível e de qualidade onde os estudantes brasileiros possam desenvolver suas habilidades e técnicas para um Brasil soberano. Onde também se desenvolva ciência, a tecnologia, arte, cultura, e que tudo isso sirva de fato para quem constrói todas as riquezas, o povo brasileiro.   
   Nesses ultimos dias os estudantes provaram mais uma vez que a juventude, ao contrário do que diz a mídia, essa geração não é a geração Coca-Cola e sim a geração que luta e lutará para que todos seus direitos básicos sejam garantidos como por exemplo o passe livre, assistência estudantil, o bandejão, uma educação técnica pública seja de qualidade, não aceitando os cortes e nem os desvios de dinheiro. Reafirmando então que é mais do que necessária essas lutas em todos os cantos do Brasil foi criada no dia 23 de abril de 2011 a Federação Nacional de Estudantes de Escolas Técnicas -FENET. 

   "A criação de uma entidade que cuide das especificidades dos técnicos não representa apenas um grande passo na educação no Brasil, mas representa principalmente a garantia da soberania Nacional." (Raphael Almeida - Diretor de Comunicação da FENET e estudante do IFRJ)
 
   Após quatro dias de muita luta, debates, atividades culturais e esportivas, os estudantes decidiram fechar o encontro mostrando toda a combatividade e solidariedade, organizando uma grande passeata parando as ruas do Rio de Janeiro em direção ao Ministério da Educação e Cultura - MEC e logo após ocupando a escadaria da Câmara dos Vereadores, na Cinelândia, relembrando a luta dos estudantes brasileiros durante a ditadura pela democracia. Relembrando também o cruel assassinato das crianças de na escola municipal de Realengo. Provando então que cabe a nós estudantes o primeiro real passo para a liberdade do movimento estudantil, nos cabe também ser combativos na luta pela educação técnica pública acessível e de qualidade. 
Eleita diretoria combativa da FENET
 

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

05 de Novembro é o dia da Etapa Estadual do 39º Congresso da UBES na UFPE

    
Estudantes de todo o estado pernambucano se preparam para a Etapa Estadual do 39º Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) que será realizado no dia 05 de novembro na UFPE - Recife.
     A União Paudalhense dos Estudantes Secundaristas vem organizando os estudantes para o congresso da UBES com muita ousadia e dizendo que ela  precisa voltar para as mãos dos estudantes. Porque só assim teremos uma UBES que de fato, defenda os intresses dos estudantes desse país. A verdade é que a educação é tratada como uma como mercadoria, o que se quer é ganhar dinheiro com ela e não educar o povo. Para entender isso, basta ver quem mais recebe recursos dos governos: em 2011, 49% de tudo que é arrecadado pelo governo será destinado para pagar os especuladores capitalistas. Enquanto isso, o gasto com a educação corresponde apenas a 2,89% do PIB e ainda sofreu este ano um corte de R$ 3 bilhões.
      A luta da juventude brasileira foi decisiva para a criação da Petrobrás e a conquista do monopólio estatal do petróleo. Hoje, porém, a política de leilões criada no governo FHC, continua sendo defendida pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) e seu presidente Haroldo Lima. O resultado é a entrega do petróleo brasileiro, inclusive o da camada Pré-Sal, para multinacionais petrolíferas.
   Por tudo isso é que tem crescido a cada dia a urgência da transformação da UBES em uma entidade combativa e ao lado dos estudantes. As mobilizações em todo o país contra o aumento das passagens em apoio a greve dos professores e contra as medidas dos governos têm ocorrido cada vez mais sem a presença da diretoria majoritária da UBES.






sexta-feira, 7 de outubro de 2011

GESTÃO DA ESCOLA MONSENHOR AFIRMA NÃO TER PARTICIPAÇÃO COM OS PERSEGUIDORES

        
O Presidente da União Paudalhense dos Estudantes Secundaristas em reunião com a gestão da Escola Monsenhor Landelino Barreto Lins hoje, dia 07/10/11 pela manhã,  discutiu sobre o momento em que o Presidente do Grêmio (Edson Felix) esta passando (perseguição), a gestão da escola diz não ter participação nesse processo e que a cada dia tenta ajuda o Grêmio.
          Mas, o UPES vai continuar acompanhando o caso, e denunciando todos os que são contra a DEMOCRÁCIA NA ESCOLA!
          NÃO ESTAMOS NA DITADURA MILITAR. DEMOCRÁCIA JÁ!





PRESIDENTE DO GRÊMIO É PERSEGUIDO DENTRO DA ESCOLA PELA OPOSIÇÃO


Após eleições do Grêmio Livre Estudantil da Escola Monsenhor Landelino Barreto Lins o Presidente esta sendo perseguido pela oposição. E essa mesma oposição não  pretendem defender os interesses dos estudantes  e sim seus interesses pessoais.
               Por isso nós ESTUDANTES REVOLTADOS com a PERSEGUIÇÃO ao presidente que obteve mais de 250 votos diretos do turno da manhã, tarde e noite defendemos uma escola livre de perseguição, com mais investimentos em todas as áreas.
              Queremos deixar claro que cada estudante é parte integrante do Grêmio. Portanto, todos nós devemos levantar a bandeira da REVOLTA e dizermos todos juntos que somos contra qualquer tipo perseguição. Pra isso a UPES (União Paudalhense dos Estudantes Secundaristas) e a UESPE (União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco) apoia a luta dos estudantes revoltados com a situação que estamos vivendo.
              Não queremos iludir os estudantes com festas, queremos despertar nos estudantes o incentivo à cultura, ao esporte, ao lazer, à informação, etc. E, queremos de fato, que a escola também possa cumprir seu papel. NÃO APOIAMOS QUEM ILUDE OS ESTUDANTES. APOIAMOS QUEM  APOIA OS ESTUDANTES! 
             A chapa opositora tenta a cada dia intimidar os diretores do Grêmio fazendo abaixo-assinado e ainda por cima usando outras palavra para os estudantes assinarem o abaixo-assinado dizendo que o mesmo servirá para um "evento".





SÓ CONQUISTA QUEM LUTA!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

UPES presente na posse do Grêmio do CERU - Limoeiro/PE

      A União Paudalhense dos Estudantes Secundaristas - UPES esteve presente na posse do Grêmio Livre Estudantil do CERU na cidade de Limoeiro/PE no dia 11 de agosto de 2011 às 9h da manhã. A UPES foi representada por seu presidente (Evandro José) onde na oportunidade destacou a importância da organização do movimento estudantil  no estado e em nosso pais. Além de destar também a importâcia do Grêmio do CERU. "O Grêmio Livre Estudantil do Ceru se fez presente em vários eventos organizados pela uespe, e hoje ele precisa permanecer vivo não apenas na escola, mas, na sociedade" . Afirmou Evandro.
     A posse ainda contou com a presença dos estudantes da escola e com representantes não só da UPES, UESPE mas também da Gerência Regional de Educação, Secretaria Municipal de Educação, e representantes de outras escolas de Limoeiro/PE.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Vamos todos ao CONEG! Foi dada a largada do Congresso da UBES! Por uma UBES rebelde e ao lado dos estudantes!


Delegação da Tese Rebele-se ao 37º Congresso da UBES - 2007

De 31 de agosto a 3 de setembro, em Brasília, vai se reunir o Conselho Nacional de Entidades Gerais e se realizar o 1º Encontro de Mulheres da Ubes, que reunirão lideranças estudantis de todas as regiões do país para discutir os rumos do Movimento Estudantil Brasileiro e convocar o congresso da entidade.
No dia 31, se inicia o encontro de mulheres, que continua pelo dia 1o e terá discussões como o papel da mulher na luta contra a crise do capitalismo, a participação das mulheres nos espaços de poder e a participação das secundaristas no movimento estudantil. Para Gabriela Valentim, diretora de grêmios da Ubes e militante da UJR, "uma grande participação de nossa juventude nesse encontro é fundamental para fortalecer a luta das secundaristas que sofrem muita discriminação e opressão".
Nos dias 2 e 3 de setembro, haverá a reunião do Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg) da Ubes, fórum no qual têm direito a voto as entidades gerais (municipais, regionais, estaduais, etc.).  Esse encontro convocará o congresso que discutirá a plataforma política e elegerá a próxima diretoria da Ubes.
Para Gladsom Reis, diretor de Relações Internacionais da Ubes "com a convocação do Coneg se inicia o processo de construção do Congresso da Ubes e começam a se preparar as delegações dos Estados".
Durante o Coneg haverá ainda um ato comemorativo dos 30 anos de reconstrução da Ubes, que contará com a presença de lideranças que participaram da entidade no processo de reconstrução.
Todos os militantes do movimento estudantil combativo, diretores de grêmios, presidentes de entidades estudantis e os militantes da UJR devem se empenhar ao máximo na construção e reorganização de entidades estudantis e na mobilização de um grande número de estudantes para esse encontro. É preciso fazer do encontro um local de discussão sério sobre o papel da Ubes para a juventude e o povo brasileiro. Não é possível que num momento em que 48% do orçamento do país vai para banqueiros e o governo federal corta R$ 3 bilhões da educação e R$ 40 bilhões das áreas sociais e multinacionais exploram nosso petróleo, a direção de nossa entidade fique calada e de braços cruzados.
 

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Politica de Privacidade

A UPES entende e respeita a sua privacidade. Esta política de privacidade foi criada para esclarecer aos leitores o tipo de informações pessoais que recebemos quando você está lendo nossos posts. Esse esclarecimento o ajudará a se sentir seguro no nosso blog, visto que todas as informações aqui coletadas são exclusivamente no sentido de estatísticas, não ficando qualquer dado pessoal armazenado em nosso banco de dados.

segunda-feira, 4 de julho de 2011


              Carta Oficial do III Congresso da UPES enviada a Secretaria Municipal de Educação        de Paudalho


Paudalho, 16 de maio de 2011.

Ao dia 16 de maio de 2011 os estudantes secundaristas de Paudalho se reuniram na Escola Municipal Genilda Martins para realizar o III Congresso da União Paudalhense dos Estudantes Secundaristas (UPES), onde foram debatidos os principais problemas das escolas estaduais e municipais de nossa cidade. Entre os principais problemas debatidos foram, por exemplo: A falta de manutenção nas estruturas das escolas municipais, falta de equipamentos que dêem subsídios para os professores trabalharem, a falta de higiene nos bebedouros, falta de estruturas nos banheiros e nas salas de aula. Isso reproduz uma falta de prioridade com a nossa educação pública.
Além disso, a UPES vem denunciar o descaso com os laboratórios de informática tanto das escolas municipais como das escolas estaduais. Muita dessas escolas tem laboratório pronto e os estudantes não tem acesso, outras, tem computadores e não estão instalados. Por isso os estudantes vêm exigir a instalação dos computadores nos laboratórios de informática e o acesso a eles.
Os estudantes exigem a regularização e participação nos conselhos escolares, para de fato ver onde as verbas do PDDE, UEX e demais verbas estão sendo aplicadas.
A condição de segurança nas escolas é precária, por isso viemos exigir mais investimentos em segurança nas escolas municipais e estaduais.
Viemos exigir ainda a conclusão da obra da Escola Municipal Manoel da Rosa, e diante desse cenário, outras escolas não apresentam condições favoráveis para os estudantes, por isso, viemos denunciar as escolas que se encontram nestas condições e pedir reformas imediatas como é o caso da Escola Municipal do Paudalho, Colégio Municipal de Guadalajara, Escola Municipal Genilda Martins, Colégio Municipal Tancredo Neves e a Escola Estadual Raquel Germano. Pois estas escolas apresentam ventiladores e tomadas quebradas, fios expostos aos estudantes representando perigos aos mesmos. As infiltrações são constantes nestas Unidades Escolares, por isso exigimos o mais rápido investimento.
Pedimos a reforma e ativação do teatro municipal, pois sabemos da nossa riqueza cultural e para valorizá-las ainda mais é preciso um espaço onde os movimentos possam demonstrar essa riqueza.
Os estudantes vem exigir também a implantação de um semáforo em frente à Unidade Mista Laura Bandeira de Melo, pois a movimentação de estudante é grande, sabemos que conta com o apoio de guarda municipais, porém os mesmos permanece no local durante o dia deixando assim a desejar a noite.
Reconhecemos que houve um crescimento na frota de ônibus que transporta os estudantes para as universidades tanto para o Recife como para as cidades circunvizinhas. Também reconhecemos os investimentos feitos no PREVUPE que este ano contempla os estudantes com o fornecimento de almoço.
           
Por isso defendemos:
·         Mais investimentos na educação!
·         Realização de novos concursos!
·         Gestão democrática nas escolas, amplo debate e discussão sobre os gastos e investimentos!
·         Mais investimentos na infra-estrutura das escolas!
Escolas presentes no III Congresso da UPES:

1.      Colégio Municipal do Paudalho
2.      Colégio Municipal de Guadalajara
3.      Colégio Municipal Tancredo Neves
4.      Escola Estadual João Cavalcanti Petribú
5.      Escola Estadual Confederação do Equador
6.      Escola Estadual Monsenhor Landelino Barreto Lins
7.      Escola Estadual Herculano Bandeira de Melo



segunda-feira, 30 de maio de 2011



III Congresso da UPES

A União Paudalhense dos Estudantes Secundaristas (UPES) realizou no dia 16 de maio de 2011 na escola Municipal Genilda Martins, o seu III Congresso. Onde foi marcado pela representação dos estudantes das principais escolas de nossa cidade como: O Colégio Municipal de Paudalho, Colégio Municipal de Guadalajara, Escola Confederação do Equador, Escola João Cavalcati Petribú, Escola Monsenhor Landelino Barreto Lins e Escola Herculano Bandeira de Melo. A abertura do congresso contou com a assessora de imprensa da UESPE (Natália), Diretor de imprensa da UPES (Josenildo), Secretário Municipal de Educação e irmã Celina do CEEP. Além do Presidente da UPES (Evandro) presidindo a mesa.
      A Abertura do congresso ainda contou com a apresentação de um grupo cultural do CEEP, onde demonstraram a riqueza da nossa cultura popular.
      O evento foi marcado pelo debate dos principais problema de nossas escolas e elegeu uma nova diretoria para dirigir a UPES por mais 2 (dois) anos. 









 

terça-feira, 3 de maio de 2011

UPES PARTICIPA NO ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE ESCOLAS TÉCNICAS (ENET)


A União Paudalhense dos Estudantes Secundaristas participou nos dias 21,23,23 e 24 de abril do Encontro Nacional de Estudantes de Escolas Técnicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
        Mesmo sem escola técnica em nossa cidade o presidente da UPES junto com o diretor de imprensa ambos demonstraram interesse em participar do evento, com isso, trouxeram mais experiências para o desenvolvimento dos trabalhos da UPES.
        O Encontro foi marcado pela ousadia dos estudantes em criar a Federação Nacional dos Estudantes de Escolas Técnicas (FENET), onde ela vai tratar especificamente dos interesses dos estudantes de escolas técnicas.

MEIA - INTERMUNICIPAL, JÁ!








A UPES também esta na luta pela conquista da Meia-Intermunicipal, ela garante que os estudantes de todo o estado possam se deslocar de sua cidade para outra pagando apenas meia passagem. Graças ao apoio dos grêmios de nossa cidade, a UPES já recolheu mais de quinhentas (500) assinaturas, mas, não vamos parar por aí, temos que conseguir ainda mais assinaturas para enviarmos a Assembléia Legislativa de Pernambuco. Se você ainda não assinou procure um dos diretores da UPES e assine.