Estudantes de todo o estado pernambucano se preparam para a Etapa Estadual do 39º Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) que será realizado no dia 05 de novembro na UFPE - Recife.
A União Paudalhense dos Estudantes Secundaristas vem organizando os estudantes para o congresso da UBES com muita ousadia e dizendo que ela precisa voltar para as mãos dos estudantes. Porque só assim teremos uma UBES que de fato, defenda os intresses dos estudantes desse país. A verdade é que a educação é tratada como uma como mercadoria, o que se quer é ganhar dinheiro com ela e não educar o povo. Para entender isso, basta ver quem mais recebe recursos dos governos: em 2011, 49% de tudo que é arrecadado pelo governo será destinado para pagar os especuladores capitalistas. Enquanto isso, o gasto com a educação corresponde apenas a 2,89% do PIB e ainda sofreu este ano um corte de R$ 3 bilhões.
A luta da juventude brasileira foi decisiva para a criação da Petrobrás e a conquista do monopólio estatal do petróleo. Hoje, porém, a política de leilões criada no governo FHC, continua sendo defendida pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) e seu presidente Haroldo Lima. O resultado é a entrega do petróleo brasileiro, inclusive o da camada Pré-Sal, para multinacionais petrolíferas.
Por tudo isso é que tem crescido a cada dia a urgência da transformação da UBES em uma entidade combativa e ao lado dos estudantes. As mobilizações em todo o país contra o aumento das passagens em apoio a greve dos professores e contra as medidas dos governos têm ocorrido cada vez mais sem a presença da diretoria majoritária da UBES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário