quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

UPES Presente na II Conferência Municipal de Juventude - Paudalho

O Presidente da UPES destacou a realidade da juventude

 
A União Paudalhense dos Estudantes Secundaristas (UPES) esteve presente na Escola Herculano Bandeira de Melo onde foi realizada a II Conferência Municipal de Políticas Públicas para a Juventude. Nesse sentido, a UPES vem a cada dia lutando pela libertação dos jovens explorados pela mão de obra barata, e sobretudo, da fome. "A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) deve se colocar a cada dia na luta contra a exploração da juventude brasileira, não podemos aceitar que 1,2 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 13 anos sejam vítimas de exploração no Brasil" diz Evandro (Presidente da UPES).
  A Abertura da Conferência contou com a presença da banda da Escola Confederação do Equador, onde os jovens demonstraram através da música que é possível mudar o rumo da juventude.  Pra isso é necessário mais invesntimentos na música, na cultura, etc. 
   A Gerência Municipal de Políticas Públicas para a Juventude se comprometeu em levar todas as propostas da conferência municipal para a estadual, para que as propostas também sejam aprovadas na conferência nacional.


sábado, 24 de dezembro de 2011

UPES Presente na Fundação da Federação Nacional dos Estudantes de Escolas Técnicas (FENET) no Rio de Janeiro


O Presidente da UPES destacou a realidade dos estudantes das Escolas Técnicas Estaduais de PE
    Entre os dias 21 a 21 de abril de 2011 a UPES esteve presente no Rio de Janeiro para construir juntos com os estudantes de escolas técnicas a FENET. O evento contou com a presença de alguns diretores da UBES como: Gregório Gould (1º Vice Presidente da UBES), Gladson Reis (Diretor de Relações Internacionais), Carlos Henrique (Diretor de Escolas Técnicas), Gabriela Valentim (1º Diretora de Grêmios), entre outros.

   O encontro contou com ainda com a participação e combatividade de estudantes de várias regiões do país, organizados por grêmios estudantis de Institutos Federais, Cefet's, ETs e FAETEC's e pela diretoria de Escolas Técnicas da UBES com o intúito de garantir uma educação técnica pública, acessível e de qualidade onde os estudantes brasileiros possam desenvolver suas habilidades e técnicas para um Brasil soberano. Onde também se desenvolva ciência, a tecnologia, arte, cultura, e que tudo isso sirva de fato para quem constrói todas as riquezas, o povo brasileiro.   
   Nesses ultimos dias os estudantes provaram mais uma vez que a juventude, ao contrário do que diz a mídia, essa geração não é a geração Coca-Cola e sim a geração que luta e lutará para que todos seus direitos básicos sejam garantidos como por exemplo o passe livre, assistência estudantil, o bandejão, uma educação técnica pública seja de qualidade, não aceitando os cortes e nem os desvios de dinheiro. Reafirmando então que é mais do que necessária essas lutas em todos os cantos do Brasil foi criada no dia 23 de abril de 2011 a Federação Nacional de Estudantes de Escolas Técnicas -FENET. 

   "A criação de uma entidade que cuide das especificidades dos técnicos não representa apenas um grande passo na educação no Brasil, mas representa principalmente a garantia da soberania Nacional." (Raphael Almeida - Diretor de Comunicação da FENET e estudante do IFRJ)
 
   Após quatro dias de muita luta, debates, atividades culturais e esportivas, os estudantes decidiram fechar o encontro mostrando toda a combatividade e solidariedade, organizando uma grande passeata parando as ruas do Rio de Janeiro em direção ao Ministério da Educação e Cultura - MEC e logo após ocupando a escadaria da Câmara dos Vereadores, na Cinelândia, relembrando a luta dos estudantes brasileiros durante a ditadura pela democracia. Relembrando também o cruel assassinato das crianças de na escola municipal de Realengo. Provando então que cabe a nós estudantes o primeiro real passo para a liberdade do movimento estudantil, nos cabe também ser combativos na luta pela educação técnica pública acessível e de qualidade. 
Eleita diretoria combativa da FENET