quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Brasil é o quarto País mais Violento para Adolescentes

Pesquisa realizada pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Cebela), realizada em parceria com a Unesco, revelou que o Brasil ocupa a quarta posição na lista dos países mais violentos para crianças e adolescentes no mundo, ficando atrás apenas de El Salvador, Venezuela e Guatemala.
      Nos últimos 30 anos, o número de assassinatos de crianças e adolescentes na faixa etária entre 0 e 19 anos cresceu 346%; são registrados por dia cerca de 55 homicídios de crianças e adolescentes nessa faixa de idade. No primeiro semestre de 2012, já foram registrados mais de 500 homicídios de crianças e adolescentes no Estado de Alagoas, onde em 2011 houve 882 casos, constituindo-se esse o Estado mais violento do País para as crianças e adolescentes, seguido pelo Espírito Santo e a  Bahia.
      Os dados apresentados também confirmam um diagnóstico feito recentemente pela Anistia Internacional. Segundo Átila Roque, diretor-executivo no País, “o Brasil convive, tragicamente, com uma espécie de ‘epidemia de indiferença’, quase cumplicidade de grande parcela da sociedade, com uma situação que deveria estar sendo tratada como uma verdadeira calamidade social. Isso ocorre devido a certa naturalização da violência e um grau assustador de complacência do Estado em relação a essa tragédia”.
      Para os pesquisadores, as crianças e jovens vítimas dessa violência são em sua maioria oriundas das regiões mais pobres das grandes aéreas urbanas do Brasil, e a maioria dessas mortes está relacionada direta ou indiretamente com o uso e o tráfico de drogas. A pesquisa ainda indica que a maioria desses jovens não frequenta regularmente a escola e mostra que é alarmante o descaso do poder público com a situação da juventude brasileira.
      Enquanto faltarem vagas nas universidades públicas, enquanto faltarem empregos e qualificação profissional, enquanto não houver uma política séria de combate as drogas, por parte do poder público, continuaremos a viver essa triste realidade.

Fonte: www.averdade.org.br


sábado, 17 de novembro de 2012

UPES presente no Congresso da UESPE


                
              A UESPE – União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco realizou nos dias 29 e 30 de setembro seu 11º congresso. Estiveram presentes mais de 500 estudantes de todo o estado de Pernambuco.
            A União Paudalhense dos Estudantes Secundaristas também se fez presente neste grandioso congresso junto com os estudantes da cidade.
            A abertura do congresso contou com  a participação de várias lideranças estudantis do estado.
            Na plenária final foi eleita a nova diretoria da UESPE, dentre eles dois estudantes de Paudalho foram eleitos para seguir em frente à luta dos estudantes: Evandro José (Presidente da UPES) e Haltaiza Thais (Presidente do Grêmio Estudantil da Escola Herculano Bandeira). 


Nova diretoria da UESPE

            Agora é hora de  continuar lutando por uma educação pública, gratuita e de qualidade.
 

sábado, 22 de setembro de 2012

Todos ao 11º Congresso da UESPE


A União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco – UESPE realizará seu 11º nos dias 29 e 30 de setembro na cidade de Caruaru.
Participe você também! Seja delegado do maior congresso dos estudantes do Brasil!

Informações: (081) - 9165-0731

 

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Pela abertura dos arquivos da ditadura! Punição a todos os torturadores!





   Em maio, foi nomeada a Comissão da Verdade que foi aprovada depois de décadas das lutas dos movimentos sociais, presos e familiares de desaparecidos políticos e por todos aqueles que lutarm por um país livre e soberano.
   Cabe a Comissão a apuração dos crimes cometidos durante o período em que os militares estiveram a frente do país e promoveram prisões arbitrárias, torturas, sequestros e assassinaram aqueles que se oposeram ao regime.
   Ao todo foram mais de 20 mil presos, e até hoje inúmeras famílias não puderam sequer enterrar seus mortos. 
   A apuração dos crimes da ditdura é algo que já foi realizado em vários países, e o Brasil precisa punir todos aqueles que cometeram esses bárbaros crimes contra o povo brasileiro.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

FENET realiza vitorioso Enet em Petrolina/PE com mais de 900 estudantes

A abertura do encontro contou com a presença ainda do vice presidente da UNE, Yuri Pires.
 A Federação Nacional dos Estudantes de Escolas Técnicas - FENET realizou seu II Encontro Nacional dos Estudantes de Ensino Técnico nos dias 07 a 09 de junho no If- Sertão Pernambucano, estiveram presente mais de 900 estudantes de escolas técnicas de todo o pais. E ainda, a presença de várias autoridades.
 Tendo a União Paudalhense dos Estudantes Secundaristas participado da fundação desta entidade no Rio de Janeiro, não foi diferente sua participação neste II encontro. "A Fenet vem levantando várias bandeiras de lutas, e uma delas é a questão de 10% do PIB para educação. Isso demonstra o potencial da entidade em mudar o rumo do ensino técnico brasileiro" - Destacou Evandro José, Presidente da UPES. 

  O presidente da UPES na mesa de debate sobre " A expansão do ensino técnico em Pernambuco" junto com o secretário de educação do estado

Bancada do encontro
 O objetivo da FENET em reunir centenas de estudantes no If-Sertão de Petrolina/PE foi além de eleger a nova diretoria da entidade, avaliar a situação atual do ensino técnico brasileiro.



Acesse o blog da FENET:
 www.fenetbrasil.blogspot.com

quinta-feira, 26 de abril de 2012

UPES Participará novamente do Encontro Nacional dos Estudantes de Escolas Técnicas (ENET) - 2012

A União Paudalhense dos Estudantes Secundaristas participará pela segunda vez, do Encontro Nacional dos Estudantes de Escolas Técnicas (ENET), o último foi realizado no Rio de Janeiro onde a UPES participou ativamente do encontro. "Mesmo não tendo escola técnica em nossa cidade ainda, mas, já estamos organizando os estudantes paudalhenses a conhecerem a realidade do ensino técnico do nosso país, o ENET proporcionará este conhecimento a nível nacional para os estudantes da nossa cidade e este ano Pernambuco foi contemplado em sediar o evento, com isso, participaremos de forma ainda mais ativa". falou Evandro José, presidente da UPES.
Este ano o ENET acontecerá na cidade de Petrolina - PE, no Instituto Federal do Sertão - Campus Petrolina, às margens do rio São Francisco, entre os dias 7 e 9 de junho. Muitos serão os debates sobre educação, acessibilidade, interiorização, investimento no ensino técnico, assistência estudantil e etc. Grandes nomes do movimento estudantil e da educação já confirmaram presença no ENET 2012! Teremos espaços culturais e a realização da Olimpíada Osvaldão durante o encontro.  No último ENET (RJ) os estudantes puderam sambar e dançar com a bateria da Escola de Samba Mangueira, com a roda de samba do Cacique de Ramos e o forró do Sergival; agora vamos poder prestigiar a cultura nordestina! Não deixe de participar!
A taxa de inscrição irá custar R$ 40,00.
Com essa taxa você tem garantido o café da manhã, almoço e janta durante os três dias de encontro, ganha o crachá para voto, direito de participar de todos os debates e plenárias, além de poder dormir no alojamento.
No primeiro dia de encontro terá uma mesa para os credenciamentos (onde as taxas serão pagas).

Acesso o blog da FENET: www. fenetbrasil.blogspot.com.br